Esta foi uma das melhores viagens que já fizemos.
Chile ! Que país !
Fizemos a viagem em Outubro de 2006, na semana do meu aniversário. Saimos de avião de SP em direção à Santiago, trocamos de avião, e voamos para Puerto Montt, sul do Chile, e começo da região dos lagos.
Em Puerto Montt alugamos um carro, e nos dirigimos para Puerto Varas, e 15 minutos depois já estávamos fazendo checkin no maravilhoso hotel “Cabanas del Lago” que fica às margens do lago que banha o vulcão Osorno (este da foto aí de cima).
Puerto Varas é uma cidade pequenininha, que possui uma orla fantástica para se passear a pé. De carro é possível visitar os Saltos de Petrohue, quedas d’agua com àgua verdinha, e o vulcão Osorno, de onde parte um passeio de barco até Bariloche, na Argentina.
Aliás, fizemos este passeio, mas paramos no meio do caminho, em Peulla, almoçamos, e voltamos para Puerto Varas. Em 2007 fizemos a outra metade, mas no sentido inverso, ou seja, saindo de Bariloche/AR em direção ao Chile.
De Puerto Varas também é legal ir visitar uma cidadezinha menor ainda e bem hospitaleira, chamada Frutillar. Fica a apenas 30 minutos de carro por umas estradas de terra, bem cuidadas, e muito bonitas.
De Puerto Varas começamos a subir de carro para Santiago do Chile. A 2a parada foi em Villarrica/Pucón, onde ficamos hospedados no Villarrica Park Lake, o melhor hotel da viagem toda, e às margens do lago Villarrica, e do vulcão chamado, é claro, Villarrica.
A dica neste local é visitar as “Covas” (cavernas) do vulcão. Que por sinal é um dos mais ativos do Chile. Em época de temporada, também é possível esquiar em uma estação de ski que fica neste local.
Também não percam o restaurante do hotel. A dica aqui é comer lagosta com salada de Centóia acompanhado do vinho Casa Lapostole Cuvee Alexander Chardonnay.
Apenas 03 dias depois saimos para a 3a parada da viagem...Gran Hotel Termas de Chillan. Hotel e Spa que fica às margens do vulcão Chillan, e que além das termas possui uma completa estação de ski, a qual, dizem, possui a pista mais longa da América do Sul (11km).
Tivemos sorte e nevou no começo da nossa estada. Ainda na estrada, subindo a montanha, ela começou a cair, e depois de atolar o carro, e ter que voltar ao sopé do “morro” para alugar correntes para os pneus, chegamos ao hotel...e que hotel !
Antigão, daqueles bem grandes, com bingo à noite, e show de música no saguão após o jantar. Mas, é possível sair de roupão do quarto, pegar um elevador, e cair na piscina de águas termais, cujas águas são aquecidas pelo vulcão Chillan. Da porta do hotel também é possível colocar os skis no pé e já pegar um lift para o topo da montanha. Para falar o mínimo do local.
Por fim, pegamos o carro novamente e nos dirigimos para a 4a e última etapa da nossa viagem...a capital...Santiago. Chegando lá ficamos hospedados em um hotel barato e razoável, chamado Principado, no bairro dos bares e restaurantes.
De lá partimos para conhecer Val Paraíso e Vina del Mar, cidades costeiras a apenas 01 hora de carro, cuja estrada de acesso atravessa a região de vinícolas. Dá para sentir o visual...né !
Em Santiago nos deliciamos com a culinária regada a frutos do mar do Restaurante “Aqui está Coco” e de quebra visitamos a Vinícola Cousino Macul que fica dentro da cidade.
Santiago é uma cidade que dá para conhecer a pé. A cordilheira está sempre presente, emoldurando todas as fotos. É um local para se visitar muitas vezes, assim como o país inteiro.